Cotação do Ouro. Valor Hoje!

Para moedas, o Ouro é um dos metais mais tradicionais para cunhá-las. Embora presente em toda parte da natureza, a concentração do Ouro é mínima e por isso, esse metal se transforma em um dos que mais possuem valor comercial. O Ouro está presente na categoria de mercados de risco, ou seja, aqueles que possuem variações conforme a oferta e a procura.

Em Londres há um grande centro de negócios que fazem negociações de Ouro, em forma de mercado de balcão. Zurique também é outra cidade que age dessa maneira, enquanto que em Nova York há a Bolsa de Mercadorias que possui um mercado de balcão para Ouro físico.

Uma barra de Ouro = R$3,800.44 (Compra)
valor pego no site bcb.gov.br

Variação flutuante

O valor do Ouro se altera conforme as exigências e forças do mercado. Desse modo, a cotação do Ouro é alterada diariamente, conforme as ofertas e as procuras pelo Ouro como instrumento cambial e/ou ativo financeiro.

No Brasil, a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BF&F) é a que mais possui volume de comercialização do Ouro. Aqui, o preço varia conforme as expectativas do mercado internacional (através das cotações de Londres e Zurique), as expectativas do próprio mercado do país e do Dólar flutuante.

No exterior, o Ouro Hoje é cotado a partir de 31,104 g, a onça troy. No Brasil, é calculado Real por grama de Ouro.
A China é o país que detém o posto de maior produtor mundial de Ouro e tem uma incrível reserva desse metal.

Comprar Ouro e aceitação

Pessoas físicas e outros investidores que queiram adquirir Ouro são considerados investidores tradicionais, pois o Ouro é visto como uma reserva, enquanto que aqueles que procuram ganhos através da relação que ocorre entre Ouro, Dólar e ações são chamados de especuladores. Por conta de sua alta liquidez, o Ouro é aceito globalmente. Os investidores são aqueles que mais aplicam em Ouro, especialmente em momentos de crise de cunho econômico, político ou financeiro.

A compra de Ouro pode acontecer em diversos lugares:

  • Instituições financeiras, tais como bancos e corretoras,
  • Mercado de balcão,
  • Por meio da BM&F Bovespa (que faz a negociação do Ouro no mercado financeiro)
  • Fundadoras, ou
  • Empresas de mineração.

A compra do Ouro, feita – geralmente – através do telefone, dá duas opções: deixar o Ouro em custódia em um banco credenciado ou tê-lo em mãos.

Além disso, o Ouro pode ser comprado ou vendido no mercado formal ou no mercado informal. É bom lembrar que no mercado informal contém instituições e locais que não são autorizados pelo Banco Central, fazendo com que a transação seja contra a lei, assim como não ter certeza da origem (autenticidade ou processo de purificação) do Ouro que está sendo adquirido e/ou vendido.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (40 votes, average: 4,78 out of 5)
Loading...