Cotação Iene. Valor Hoje!

O Iene é a moeda oficial do Japão, sendo a terceira moeda que mais possui negociação no mercado internacional (somente atrás do Dólar americano e do Euro), bem como é muito popular como fundo de reserva para outras moedas em diversos Bancos Centrais no globo.

Foi em 1870 que a moeda japonesa atual foi introduzida, durante da dinastia Meiji. Porém, o Japão continuou com o padrão-ouro como sistema até 1931, para, só aí, adotar, definitivamente, o Iene como moeda oficial.

R$1,00 = ¥0.0274302 (Compra)
valor pego no site bcb.gov.br

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Iene sofreu uma grande desvalorização e sua conversão era instável.

Atualmente, o país adota a taxa de câmbio flutuante para manter um equilíbrio na economia.

Valorização e aceitação hoje do Iene

O Iene Hoje é visto como uma das moedas mais importantes do mundo e também – juntamente com o Dólar americano e o Euro – mantém uma taxa de 80% do câmbio financeiro.

Com a flutuação do mercado – ou seja, oferta e procura – a valorização ou desvalorização do valor do Iene é comum, assim como para todas as outras moedas estrangeiras que adotam esse sistema de taxa de câmbio. O Banco do Japão, de 1990 em diante, partiu da estratégia de manter uma taxa de juros baixa de modo que o crescimento econômico continuasse a ser estimulado e deixar que o Iene servisse como investimento em outros países.

Pode-se adquirir menos Iene Hoje, comparado com o Real, do que antigamente. Isso significa que a moeda brasileira está desvalorizada ao compararmos com a moeda japonesa.

Quem se interessa pela cotação do Iene?

Existem três grupos que possuem interesse no valor do Iene e que acabam aproveitando ou não suas variações.

  • Os importadores aproveitam a desvalorização do Iene para realizar aquisições de mercadorias por um preço mais baixo, enquanto que os exportadores aproveitam o momento para vender mercadorias por um preço mais alto;
  • Turistas, com desejo de visitar o Japão, são influenciados pela cotação do Iene, pois dependendo de seu valor, o poder de compra do Real é transformado; e
  • Os investidores nos mercados financeiros observam quando é a melhor hora de adquirir Ienes por um preço mais baixo para depois vende-los com um valor mais alto.

Dessa maneira, a relação Real-Iene deve ser observada por esses grupos.

Onde adquirir Iene?

A moeda japonesa pode ser encontrada nos aeroportos de origem e destino, assim como em casas de câmbio, bancos, corretoras e algumas agências de turismo. Todas devem possuir autorização do Banco Central para realizar essa troca de dinheiro, pois caso não haja autorização, a pessoa acabará comprando Iene no mercado paralelo, ou seja, de modo ilícito.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (27 votes, average: 4,60 out of 5)
Loading...