Cotação do Euro Comercial. Valor Hoje!

Na escala global, o Euro está colocado na segunda posição como moeda influente, perdendo apenas para o Dólar dos Estados Unidos.

A economia instável do Brasil influencia fortemente na oscilação dessas moedas de grande peso. Atualmente, estamos passando por um grande momento de desvalorização do Real, o que provoca uma cotação do Euro elevada demais para os bolsos dos brasileiros. Em relação ao Euro Comercial, o impacto é enorme quando trata-se de importações. Vamos entende-lo.

€1,00 = R$3.32237 (Compra)
valor pego no site bcb.gov.br

O que é o Euro Comercial e para que ele serve?

Quando conhece-se o Dólar Comercial fica fácil entender o Euro Comercial. Da mesma forma que a moeda concorrente, o Euro Comercial é o valor do Euro que aborda as negociações que abordam o comércio internacional: as importações e as exportações. Grandes empresas e bancos comerciais possuem uma relação exclusiva para compra e venda dessa moeda.

O governo também utiliza a cotação do Euro Comercial para realizar transações financeiras. Brasileiros que moram no exterior também realizam empréstimos com essa taxa de câmbio.

Como sua variação funciona?

A variação do Euro Comercial acontece através da questão da demanda e da oferta, ou seja, a taxa valoriza ou desvaloriza conforme é exigida no mercado de câmbio.

Entretanto, assim como acontece com o Dólar, o Banco Central pode causar interferências no valor do Euro Hoje, manipulando através de compra ou venda da moeda para evitar uma supervalorização ou uma grande desvalorização. Chamado de câmbio sujo, essa atitude vai contra as regras do câmbio flutuante – pelo menos na teoria, pois essa modalidade não envolveria a intervenção do governo.

Como todas as outras taxas, o Euro Comercial flutua durante o dia, mas possui uma cotação oficial divulgada pelo Banco Central, que faz um cálculo da média (da taxa que é praticada pelas instituições autorizadas) no momento de fechamento do mercado de câmbio.

Comercialização do Euro Comercial

As operações de câmbio podem ser realizadas pelos tipos de instituições citados anteriormente, sendo que só através da autorização do Banco Central.

A comercialização sem essa autorização é chamada de mercado paralelo, que se torna uma comercialização ilícita, pois é um mercado ilegal sem legislação e regulamentação.

A compra e venda do Euro Comercial, como explicado, acontece entre os bancos comerciais e grandes empresas, pois trata-se de uma moeda para o comércio exterior, usada para pagamentos de importações e exportações.

Para pessoas físicas, a compra e venda acontece através do Euro Turismo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (62 votes, average: 4,21 out of 5)
Loading...