Cotação Dólar Turismo. Valor Hoje!

O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos da América desde sua criação em 1792, sendo também a mais utilizada no mundo inteiro para o comércio internacional e como fundo de reserva, já que o país é possuidor de fortes relações comerciais e a maior economia do mundo.

Os dados financeiros, diariamente, apontam a cotação do Dólar, porém dividida em três categorias: Dólar Turismo, Dólar Comercial e Dólar Paralelo.

Pessoas físicas geralmente analisam apenas o Dólar Turismo, pois por conceito o Dólar Turismo é:

U$1,00 = R$3.09180 (Compra)
valor pego no site bcb.gov.br

A categoria que é usada para compra de dólares em casas de câmbio e outras instituições financeiras para fins turísticos.

Nesse caso, o Dólar Turismo é negociado através do mercado formal, em instituições financeiras que possuem autorização do Banco Central.

Como o Dólar Turismo funciona e para que é indicado?

O Dólar Turismo é aquele utilizado para realizar viagens internacionais, importação de produtos (de pessoas físicas), compras no exterior (tanto em dinheiro como em cartão de débito ou crédito), e emissão de passagens aéreas.

Você pode adquirir através de Bancos, corretoras, agências de turismo, casas de câmbios e outras instituições autorizadas a fazer a comercialização legal da moeda estrangeira para brasileiros interessados.

O dólar turismo é diferente do dólar comercial pois o segundo é usado para negociações de larga escala, para grandes empresas, multinacionais e transações de pessoas jurídicas, diferente do turismo, onde a quantidade de dinheiro geralmente é menor e carregada de maneira física.

Quando ouvimos sobre o valor do dólar na rádio e na televisão, fique sabendo que o que está sendo tratado é o comercial e não o turismo, a diferença de valor do turismo para o comercial pode ser de até 8% mais cara. Isso se dá pela questão de que o comercial é manuseado principalmente pelo mundo virtual, diferente do turismo, que em sua maioria é físico, exige transporte, segurança, manutenção e cuidados na hora de manuseá-lo.

Além disso, existem impostos em cima da moeda comprada, o conhecido IOF, chegando a 0,38%, em cartões pré pagos essa taxa pula para 6,38%, o que justifica mais ainda o porque as pessoas preferem comprar o dólar fisicamente.

Antigamente o valor do dólar era pré regulado, porém hoje já é diferente, diferentes casas de câmbio ou outros estabelecimentos autorizados também podem vender dólar de acordo com o valor desejado – por isso é tão importante sempre pesquisar em vários locais as negociações e valores revendidos.

Câmbio flexível

O funcionamento do Dólar Turismo acontece conforme as oscilações do mercado, por isso algumas pessoas chamam o Dólar Turismo de câmbio flutuante. Além do mais, a natureza da operação e a questão da oferta e procura são motivos pela taxa de câmbio variável.

Como o Brasil utiliza o câmbio flexível, o valor do Dólar não é fixado, ou seja, as instituições financeiras que compram e vendem a moeda podem negociar qualquer valor por ela, assim podemos encontrar distintas cotações nos mais diversos locais. Indica-se, portanto, a realização de uma boa pesquisa antes de realizar a compra do Dólar Turismo. Isso é interessante, pois assim você encontra a melhor opção para fazer uma economia nos gastos.

Essa flutuação do Dólar Hoje, principalmente, faz com que o custo de compra seja muito mais elevado. Um ponto para ser lembrado é que a compra do Dólar Turismo é feita através de notas (dinheiro vivo), por isso o valor dele é mais caro do que as outras categorias. Existem custos administrativos e financeiros: transporte dos dólares em espécie e impostos que incidem na troca, por exemplo.

Como comprar Dólar Turismo?

O Dólar Turismo pode ser comprado como moeda (dinheiro em espécie) ou em transferência de dinheiro para um cartão de débito para ser usado no exterior ou pela internet, comparecendo nos locais indicados anteriormente.

Porque o Dólar é a Principal Moeda do Mundo?

Além do fator de que ele é aceito em quase todo o mundo como moeda oficial ou não oficial, o dólar é referência desde os anos 40 quando o antigo padrão mundial, que era o ouro, caiu em decadência.

Antigamente as taxas modificavam de país para país, tudo devido as instituições financeiras responsáveis que alteravam como quisessem, daí começou o plano de que se estabelecesse uma moeda principal para servir de base para regulação das outras moedas existentes. No momento da Segunda Guerra Mundial, o país com a economia e moeda mais favoráveis era o Estados Unidos da América, e continua-se assim desde então.

Como a Oscilação de Valores Funciona?

O valor do dólar tem sua variação de acordo com a economia mundial, sendo que tudo o que acontece em cada nação acaba interferindo diretamente na questão da queda e alta da moeda mundial. São algumas questões comuns no mundo econômico, como:

  • O andamento dos contratos e importação e exportação entre os países;
  • Reservas internacionais que o banco de cada país mantêm;
  • Operações expedidas pelos bancos;
  • Taxa de juros.

Se você está pensando em comprar o dólar turismo, porém não compreende nada sobre economia ou alta e queda de ações, o sugerido é que comece a ler os noticiários e procure entender o valor do dólar e suas alterações diárias.

Quando o dólar estiver baixo, é o momento de comprar, as oscilações acontecem em minutos, alterando levemente ou drasticamente o valor de custo do dólar turismo.

Cuidados com o Dólar

Caso você precise do dólar turismo para uma viagem para o exterior ou qualquer outra situação, é necessário tomar alguns cuidados com o dinheiro:

  • Leve uma quantidade em dinheiro e outra aplicada no cartão de débito e crédito, roubos e assaltos podem acontecer em qualquer parte do mundo;
  • Na hora de conferir os valores na casa de câmbio, procure verificar a veracidade das notas – por isso é tão indicado comprar em um local de tradição e renome;
  • Compre a moeda do local, não tente comprar outra moeda e tentar cambiar no outro local, o resultado é bem mais caro e com muito mais dor de cabeça para você.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (26 votes, average: 4,58 out of 5)
Loading...