Cotação Dólar Comercial. Valor Hoje!

O dólar, sendo a moeda mais forte globalmente, é também de uma extrema importância para a economia de nosso país. A cotação do Dólar é algo que traz confusão, já que os consumidores –acompanhando a taxa do Dólar Turismo – notam a grande diferença da taxa divulgada com a que é cobrada em um pacote de turismo, por exemplo.

A referência usada para divulgar a taxa do Dólar Hoje é Ptax, isto é, uma média da cotação que é praticada entre todas as instituições que estão autorizadas a negociar os dólares.

U$1,00 = R$3.06576 (Compra)
valor pego no site bcb.gov.br

Entendendo o Dólar Comercial

Como nota-se pelo nome, o Dólar Comercial é taxa da moeda Dólar com paridade na moeda brasileira, o Real, utilizada nas negociações entre bancos comerciais e grandes empresas.

O Dólar Comercial é importante para o comércio exterior. Desse modo, o valor do Dólar Comercial é o parâmetro oficial para pagamentos de importações e exportações (entrada e saída de recursos) do país e para o país.

A cotação do Dólar Comercial também é usada para movimentações financeiras feitas pelo governo, bem como para empréstimos de brasileiros que são residentes fora do Brasil.

Como o Dólar Comercial funciona?

A cotação dessa categoria de Dólar é feita através do mercado, ou seja, da demanda e da oferta. Entretanto, o Banco Central pode intervir no valor desse Dólar, realizando uma manipulação (de compra ou venda) que evita que o Dólar Comercial fique valorizado ou desvalorizado demais.

Embora nossa economia seja baseada no câmbio flutuante – que em teoria é um preço definido pela oferta e demanda, sem qualquer intervenção do governo –, muitos chamam essa atitude de câmbio sujo, já que a atuação é uma interferência direta contra o equilíbrio livre das duas moedas.

Uma cotação oficial do Dólar Comercial existe, porém o valor do Dólar Comercial pode variar durante todo o dia. Essa cotação oficial serve como referência através do Banco Central (que calcula a média e a divulga) após o fechamento do mercado de câmbio.

Como comprar Dólar Comercial?

O Dólar Comercial é diferente do Dólar Turismo. Ao contrário da permissão para pessoas físicas adquirirem o Dólar Turismo para viagens, importação de produtos (de pessoas físicas), emissão de passagens e compras no exterior, o Dólar Comercial é a moeda exclusiva para empresas e bancos comerciais, já que seu propósito é voltado ao comércio internacional.

Assim, se existir intenção em comprar dólar, pessoas físicas devem procurar a cotação do Dólar Turismo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (59 votes, average: 3,95 out of 5)
Loading...